FAQs
FAQ é a abreviação da expressão inglesa “frequently asked questions”, que significa perguntas frequentes. Aqui você tira boa parte das suas dúvidas sobre o Projeto Educativo da 29ª Bienal de São Paulo.
 
Como se cadastrar no Fórum Educativo?
Para proceder o cadastro basta acessar o endereço http://fbsp.org.br/educativo e clicar no link FÓRUM EDUCATIVO (situado ao lado direito da página). Já na página do FÓRUM, deve-se clicar no link “Registre-se” (localizado ao lado direito). Será aberta uma página de cadastro, solicitando alguns dados do usuário, incluindo o email. O usuário, após preencher os campos, receberá a sua senha de acesso por email.
 
Como funciona a formação oferecida a educadores?
Ela compreende três encontros. Um antes da exposição (encontro prático teórico com duração de três horas), um na 29ª Bienal (visita especial com os coordenadores do Projeto Educativo) e um encontro final com a participação dos alunos (visita orientada à mostra seguida ou não de atividade em ateliê). Dentre os temas abordados na formação, aspectos sobre a produção artística contemporânea, história da Bienal de São Paulo, relação entre arte e política e artistas e conceitos que estruturam a 29ª edição. Durante as atividades, o educador recebe o material educativo da 29ª Bienal, criado especialmente para o trabalho em sala de aula.
 
A quem é destinada a formação?
Professores de escolas públicas e particulares, educadores de ONGs, comunidades e associações culturais.
 
Como participar da formação?
Envie um email para educativo@fbsp.org.br com o nome da instituição de ensino, nome completo dos participantes, telefone de contato e data de interesse.
 
Qual o objetivo da formação?
Desenvolver aproximações com a arte contemporânea e com os conteúdos da 29ª Bienal para auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, de modo a preparar seus alunos para a visita à exposição.
 
A formação é gratuita?
Sim.
 
Os educadores recebem certificado de participação?
Sim.
 
Como adquirir o material educativo da 29ª Bienal de São Paulo?
O recebimento (gratuito) do material educativo está vinculado à participação no encontro de formação de educadores.
 
Como funcionarão as visitas orientadas durante a 29ª Bienal?
As visitas orientadas acontecerão de 25 de setembro a 12 de dezembro de 2010, sendo oferecidas em dois formatos: visita à exposição e visita à exposição seguida de atividade em ateliê. O horário disponível é de segunda a domingo, das 9h às 19h, e quintas e sextas excepcionalmente até as 21h.
 
Como agendar visitas orientadas para grupos?
O agendamento de visitas orientadas para grupos de escolas e de outras organizações está sendo realizado pela empresa especializada Diverte Cultural, contratada pela Fundação Bienal. Os contatos são: 11 3883 9090 / atendimento@divertecultural.com.br
 
Como se inscrever para as visitas orientadas voltadas aos educadores que participaram do encontro de formação?
As inscrições para as visitas orientadas voltadas aos educadores que participaram dos encontros de formação (ocorridos entre os meses de fevereiro e agosto de 2010) poderão ser feitas mediante contato com a empresa Diverte Cultural, pelo telefone 11 3883 9090. As vagas são limitadas.