Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Em Nome dos Artistas

 Catálogo

 

Em nome dos artistas – Arte contemporânea norte-americana na Coleção Astrup Fearnley
Gunnar B. Kvaran (curador)

português e inglês
Traduzido por Alexandre Barbosa de Souza, Jeff Hessney, Suzana Vidigal
272 páginas
224 x 285 cm
ISBN 978-85-85298-36-4
preço: R$ 120


À venda no Pavilhão da Bienal durante a exposição e na Livraria da Travessa
http://www.travessa.com.br

Este catálogo acompanha a exposição Em nome dos artistas – Arte contemporânea norte-americana na coleção Astrup Fearnley, realizada pela Bienal de São Paulo entre 30 de setembro e 4 de dezembro de 2011 no Pavilhão Ciccillo Mattarazzo.

A apresentação dos 51 artistas no livro, estruturada em três partes, reflete em certa medida o projeto expográfico, distribuído em três pavimentos do edifício como: os artistas contemporâneos norte-americanos mais consagrados, que vêm desenvolvendo sua obra desde os anos 1980 e 1990; a geração mais jovem, que surgiu na cena artística no início do século 21 e o convidado especial, o britânico Damien Hirst, que manteve laços com os artistas norte-americanos mais velhos e exerceu forte influencia sobre a geração mais nova.

A pedido do curador, grande parte dos artistas enviou pequenos textos próprios ou de outros autores que pudessem dizer algo sobre sua obra. Esses depoimentos ou excertos de textos e entrevistas são reproduzidos no catálogo como apresentações mais livres – e por isso mesmo heterogêneas – de seus trabalhos expostos. O texto do curador Gunnar B. Kvaran apresenta e tece relações entre os diferentes artistas, contextualizando-os na história da arte das últimas décadas. Complementa o catálogo uma seleção de textos críticos sobre os artistas que têm presença mais substantiva na mostra, destacando-se os ensaios de Arthur Danto sobre Jeff Koons, Cindy Sherman e Damien Hirst; de Julian Stallabrass sobre Tom Sachs; de Nancy Spector sobre Matthew Barney e o texto do escritor Alan Pauls sobre Felix Gonzalez-Torres, todos publicados aqui pela primeira vez em português.

ENVIE A UM AMIGO
Twitter Dig Delicious Facebook Google Orkut Yahoo Technorati