Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Em Nome dos Artistas

 Carta do Presidente

 

Em 2011 comemoramos o aniversário de 60 anos da Bienal de São Paulo e, ao mesmo tempo, nos encontramos exatamente a um ano da abertura de sua 30ª edição. Trata-se de um momento marcante para a arte brasileira e, acima de tudo, uma grande conquista para o desenvolvimento cultural do nosso país.

Para sublinhar esse instante tão significativo da história da Bienal, e em pleno acordo com a sua missão de oferecer ao maior número de pessoas as possibilidades de transformação que o acesso à arte permite, temos o enorme prazer em apresentar a exposição Em nome dos artistas – Arte contemporânea norte-americana na Coleção Astrup Fearnley. Formada por obras da coleção do prestigiado Astrup Fearnley Museum of Modern Art, de Oslo, Noruega, a mostra oferece ao espectador uma seleção significativa da arte contemporânea norte-americana dos últimos trinta anos, incluindo grandes conjuntos de trabalhos até hoje inéditos no Brasil. Ciente da importância da arte na formação dos cidadãos, a Bienal ainda reafirma sua posição no campo da educação, ao elaborar um programa educativo especialmente para a mostra. Tal iniciativa é um dos desdobramentos do trabalho realizado pelo Projeto Educativo da 29ª Bienal, que, desde então, se tornou permanente e atuante em um campo muito mais amplo do que o espaço expositivo propriamente dito. Por meio de valiosas parcerias com as Secretarias de Educação do Estado e do Município de São Paulo, promovemos a formação de mais de sete mil professores e educadores em arte contemporânea e nos preparamos para realizar sessenta mil visitas orientadas durante a mostra.

Mais uma vez, não podemos deixar de ressaltar o impacto positivo que uma exposição de tal porte proporciona aos setores ligados à economia criativa na cidade de São Paulo, principalmente na cadeia econômica do turismo. O apoio enfático que recebemos do Ministério da Cultura, da Prefeitura de São Paulo, além do engajamento de empresas patrocinadoras é mais um reconhecimento desse papel catalisador que a Bienal de São Paulo e os seus eventos desempenham no desenvolvimento social e econômico brasileiro.

Heitor Martins
Presidente da Fundação Bienal de São Paulo

ENVIE A UM AMIGO
Twitter Dig Delicious Facebook Google Orkut Yahoo Technorati