Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon

Em Nome dos Artistas

MATERIAL EDUCATIVO

Este é o material educativo da mostra Em nome dos artistas – Arte contemporâneo norte-americana na Coleção Astrup Fearnley, que acontece no segundo semestre de 2011, em comemoração aos 60 anos da Bienal de São Paulo. Nele, você e seus alunos são os cartógrafos que inventam mapas e percursos a partir das relações que investigam, criam ou descobrem.

O material é dirigido aos professores de escolas das redes pública e privada, educadores de ONGs e líderes comunitários para ser trabalhado com adultos, jovens e crianças a partir de seis anos. O material pode ser baixado completo ou em partes, assim como impresso no formato A4.

No caso das crianças entre seis e 14 anos, o adulto que coordenar o trabalho com este material poderá estudá-lo previamente e apresentar seus conteúdos com leitura compartilhada. Isso facilitará a aproximação entre a linguagem do material e a do grupo orientado.

Este material permite propor uma diversidade de ações, tais como conhecer mais sobre os artistas nas fichas, ler imagens, criar mapas conceituais que sejam como uma fotografia das conexões e ideias que você e seus alunos possam inventar. Cartografe a mostra Em nome dos artistas e invente novos caminhos para pensar a arte!

O material educativo é composto por:

CONECTORES!

O material educativo contém 40 conectores com frases e cores diferentes. Eles podem ser utilizados para fazer ligações entre conceitos e fichas do mapa. São 30 frases conectoras que podem aparecer repetidas, criando sentidos para as relações construídas entre as peças. Possuem, no verso, apenas cores para que sejam criadas outras possíveis ligações.

Baixe Agora (489kb)

FICHAS ARTISTAS!

As 40 dos artistas apresentam textos e imagens sobre 16 artistas participantes da exposição, enfocando suas trajetórias e questões poéticas sobre suas obras. Foram elaboradas pistas para ações educativas que complementam o material e funcionam como sugestões para que possa criar propostas para seu grupo de trabalho. Cada ficha traz a imagem de uma obra e oferece diferentes possibilidades de aproximações. Pode-se criar questionamentos, desde primeiras impressões até observações mais atentas e reflexivas. As fichas também podem ser utilizadas para leitura compartilhada.

Baixe Agora (9mb)

LIVRETO!

O livreto é composto por textos de apresentação sobre a mostra, os principais conceitos da exposição, as linhas de trabalho do setor educativo e glossário-onde você encontra todas as palavras que aparecem em negrito nas fichas.

Baixe Agora (1,1mb)

PERGUNTAS / EIXOS!

As cinco fichas de perguntas são compostas por textos sobre os eixos conceituais, cinco pontuações localizadoras criadas pelo Educativo em sintonia com a curadoria geral da mostra que sugerem modos de olhar para as obras e conceitos: O que faz a arte ser arte? Como você vê o que você vê? Que caminhos os espaços inventam? Como está o corpo? Há certezas que podem ser derrubadas?

Baixe Agora (516kb)

TAGS!

As Tags são 40 palavras, conceitos e conteúdos que se relacionam à plataforma poética da exposição e que também podem ser usadas para criar conexões e ampliar a discussão sobre a arte contemporânea e a atualidade.

Baixe Agora (509kb)

MATERIAL COMPLETO!

Baixe Agora (11mb)